30/09/2015

Campanha "Eu valorizo o Professor"

A Cortez Editora está com uma Campanha de Valorização dos Professores: a proposta é fazer imagens personalizadas, com a foto e a profissão das pessoas,  para que elas possam postar nas redes sociais o quanto valorizam o papel dos educadores em suas trajetórias.

Veja aqui há alguns exemplos das artes feitas.

Você quer uma imagem como essa? Basta enviar a sua foto com sua profissão (ou formação) para: comunicacao@cortezeditora.com.br

41 comentários:

Tangreyse disse...

Bom dia!

Não abre o link "aqui" com exemplos das artes feitas... Gostaria de acessar!

Um abraço

Professora Tangreyse

Unknown disse...

Cara Gládis, pode me enviar seu e-mail, por favor? Gostaria de encaminhar alguns materiais para o blog. Obrigada.

Unknown disse...

- Os Amigos de Ernaldo

Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo, Dernaldo e Ernaldo são estudantes de distintas partes do Brasil que foram escolhidos para representar seus países nas olimpíadas internacionais. Depois de várias semanas de treino, algumas amizades foram formadas. Perguntamos, então, a cada um deles quantos amigos tinham feito no grupo. Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Dernaldo responderam, respectivamente, que tinham feitos 1,2,3 e 4 amigos dentro do grupo. Quantos dos integrantes do grupo são amigos de Ernaldo?

.Resolução: Digamos que Ernaldo tem x amigos dentro do grupo. Como Dernaldo tem 4, e o grupo tem 5 integrantes, concluímos então que todos são amigos de Dernaldo. Tiremos Dernaldo do grupo. Assim, Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Ernaldo ficam agora respectivamente, com 0,1,2 e x-1 amigos dentro do subgrupo. Como Arnaldo não tem mais amigos dentro do subgrupo, podemos esquecê-lo. A seguir iremos mostrar o número de amigos que cada integrante tem dentro do subgrupo:

Integrantes: Bernaldo (1), Cernaldo (2) e Ernaldo (x-1)

Obviamente os dois amigos de Cernaldo dentro do subgrupo são Bernaldo e Ernaldo. Aliás, como Bernaldo só tem um amigo dentro do grupo, Cernaldo deve ser esse único amigo. Em particular, Bernaldo e Ernaldo não são amigos. Portanto, Cernaldo é também o único amigo de Ernaldo dentro do subgrupo, ou seja x-1=1. Resolvendo a equação fica: x-1=1 ~ x=1+1 ~ x=2. Logo, x=2. Concluímos assim que Cernaldo e Dernaldo são os únicos amigos de Ernaldo. A resposta é 2.

Unknown disse...

- Os Amigos de Ernaldo

Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo, Dernaldo e Ernaldo são estudantes de distintas partes do Brasil que foram escolhidos para representar seus países nas olimpíadas internacionais. Depois de várias semanas de treino, algumas amizades foram formadas. Perguntamos, então, a cada um deles quantos amigos tinham feito no grupo. Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Dernaldo responderam, respectivamente, que tinham feitos 1,2,3 e 4 amigos dentro do grupo. Quantos dos integrantes do grupo são amigos de Ernaldo?

.Resolução: Digamos que Ernaldo tem x amigos dentro do grupo. Como Dernaldo tem 4, e o grupo tem 5 integrantes, concluímos então que todos são amigos de Dernaldo. Tiremos Dernaldo do grupo. Assim, Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Ernaldo ficam agora respectivamente, com 0,1,2 e x-1 amigos dentro do subgrupo. Como Arnaldo não tem mais amigos dentro do subgrupo, podemos esquecê-lo. A seguir iremos mostrar o número de amigos que cada integrante tem dentro do subgrupo: 

Integrantes: Bernaldo (1), Cernaldo (2) e Ernaldo (x-1)

Obviamente os dois amigos de Cernaldo dentro do subgrupo são Bernaldo e Ernaldo. Aliás, como Bernaldo só tem um amigo dentro do grupo, Cernaldo deve ser esse único amigo. Em particular, Bernaldo e Ernaldo não são amigos. Portanto, Cernaldo é também o único amigo de Ernaldo dentro do subgrupo, ou seja x-1=1. Resolvendo a equação fica: x-1=1 ~ x=1+1 ~ x=2. Logo, x=2. Concluímos assim que Cernaldo e Dernaldo são os únicos amigos de Ernaldo. A resposta é 2.


Em uma Olimpíada de Matemática, foram distribuídas várias medalhas de ouro, várias de pratas e várias de bronze. Cada participante premiado pôde receber uma única medalha. Aldo, Beto, Carlos, Diogo e Elvis participaram dessa olimpíada e apenas dois deles foram premiados. De quantas formas diferentes pode ter acontecido essa premiação?

a) 20 b) 30 c) 60 d) 90 e e)120

.Resolução: Existem dois casos a considerar: ou os dois meninos premiados ganharam medalhas iguais, ou ganharam medalhas diferentes. Se as medalhas são iguais, há 3 possibilidades para as medalhas, a saber, ou as duas são de ouro, ou as duas são de prata, ou as duas são de bronze. Além disso, dos 5 meninos, apenas dois receberam medalhas, o que pode ocorrer de 5x4/2 maneiras diferentes ( são 5 escolhas para o primeiro e são 4 para o segundo menino. Mas precisamos dividir por 2, para eliminar as repetições, uma vez que para determinar a dupla de premiados, não importa a ordem das escolhas dos meninos ).

Logo, pelo Princípio Multiplicativo, há 3x 5x4/2, resolvendo fica: 3 x 20/2 ~ 3x10= 30 possibilidades para a premiação de dois desses meninos com medalhas iguais. No segundo caso, se as medalhas recebidas pelos 2 meninos premiados são diferentes, há 3 possibilidades para os tipos de medalhas: ouro e prata; outro e bronze; e prata e bronze. Em cada umas dessas possibilidades, a mais valiosa será recebida por 1 dos 5 meninos e a outra por um dentre os 4 meninos restantes. Assim, pelo Princípio Multiplicativo, nesse caso, o número de formas diferentes de premiação é 3 x 5 x 4 = 60.
Logo, pelo Princípio Aditivo, o número total de formas diferentes de ocorrer a premiação é 30+60= 90. Resposta alternativa D.

Unknown disse...

Cejol
Alunos: Ana Beatriz(n°5), Edson Júnior(n°9), Emamuelle(n°10), Letícia Sá(n°21), Luciana Raquel(n°26) e Vanderlayne Lago(n°37)
Turma: 207

1°) Os Amigos de Ernaldo

Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo, Dernaldo e Ernaldo são estudantes de distintas partes do Brasil que foram escolhidos para representar seus países nas olimpíadas internacionais. Depois de várias semanas de treino, algumas amizades foram formadas. Perguntamos, então, a cada um deles quantos amigos tinham feito no grupo. Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Dernaldo responderam, respectivamente, que tinham feitos 1,2,3 e 4 amigos dentro do grupo. Quantos dos integrantes do grupo são amigos de Ernaldo?

.Resolução:
Digamos que Ernaldo tem x amigos dentro do grupo. Como Dernaldo tem 4, e o grupo tem 5 integrantes, concluímos então que todos são amigos de Dernaldo. Tiremos Dernaldo do grupo. Assim, Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Ernaldo ficam agora respectivamente, com 0,1,2 e x-1 amigos dentro do subgrupo. Como Arnaldo não tem mais amigos dentro do subgrupo, podemos esquecê-lo. A seguir iremos mostrar o número de amigos que cada integrante tem dentro do subgrupo: 

Integrantes: Bernaldo (1), Cernaldo (2) e Ernaldo (x-1)

Obviamente os dois amigos de Cernaldo dentro do subgrupo são Bernaldo e Ernaldo. Aliás, como Bernaldo só tem um amigo dentro do grupo, Cernaldo deve ser esse único amigo. Em particular, Bernaldo e Ernaldo não são amigos. Portanto, Cernaldo é também o único amigo de Ernaldo dentro do subgrupo, ou seja x-1=1. Resolvendo a equação fica: x-1=1 ~ x=1+1 ~ x=2. Logo, x=2. Concluímos assim que Cernaldo e Dernaldo são os únicos amigos de Ernaldo. A resposta é 2.

2°) Um grupo de 20 amigos reuniu-se em uma pizzaria que oferece a seguinte promoção: • Qualquer pizza grande custa R$ 30,00. Na compra de 5 pizzas você ganha mais 1 grátis. Cada pizza grande foi cortada em 12 fatias e cada um dos amigos comeu 5 fatias de pizza. Quantos reais, no mínimo, o grupo pagou pelas pizzas ?

a) R$ 180,00 b) R$ 210,00 c) R$ 240,00 d) R$ 270,00 d) R$ 300,00

Se cada um dos 20 amigos comeram 5 fatias de pizza, então ao todo eles comeram 100 fatias, pois 20 ÷ 5= 100. Cada pizza grande foi cortada em 12 pedaços. Sabendo-se disso, se eles comeram 100 fatias de pizza, o mínimo de pizzas que eles compraram foi 9, sendo que 9 ÷ 12= 108 pedaços. Logo, sobraram 8 pedaços. Se na compra de 5 pizzas você leva uma grátis, concluímos que eles pagaram por apenas 8 pizzas das 9 que consumiram. Portanto, se eles pagaram por apenas 8 pizzas e a pizza grande custa R$ 30,00 , fazendo a multiplicação de ambos os números, iremos obter: 30,00 x 8 = 240,00 ( esse será o valor que eles teram que pagar ). Resposta alternativa C.

Unknown disse...

Olá sou Sandro Silva, professor de música e adorei seu blog. Também tenho um blog voltado para Educação Musical com texto que traz reflexões sobre a atuação do educador musical na sala de aula perante a aprovação da nova lei assim como ideias, planos de aulas e sugestões didáticas. Conheçam nosso site www.sonsmagicos.com.br ou nosso blog http://sonsmagicos.com.br/o-significado-da-musica-educacao-musical-e-cotidiano-escolar/

Ana Carolina disse...

Parabéns pelo blog ótimo conteúdo
também temos um portal voltado a educação com em elaboração de apostilas para concursos.
abraços

Unknown disse...

Muito boa a iniciativa! Parabéns!

Visite também o Blog do Professor Universitário http://www.comofazerumtcc.net.br/

Att

Junior Gomes Costa

Unknown disse...

professor, conheça o Gradepen um sistema de elaboração e correção automática de provas pelo smartphone. Acesse www.gradepen.com e experimente.

Dielson Costa disse...

Olá! Ótimo blog! Parabéns! O professor possui um papel importantissimo na sociedade.

Sugiro a leitura dos posts do blog: ticsdapedagogia.blogspot.com

Dielson Costa disse...

http://ticsdapedagogia.blogspot.com.br/2017/04/ministro-da-educacao-o-ideal-nao-seria.html

Anônimo disse...

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Oi otimo blog.
por favor visitem também o www.scoolook.com uma rede social para a educação.
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Abraços,
João

Anônimo disse...

http://bomcommulherees.blogspot.com.br
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Anônimo disse...

Olá, Ótimo blog! realmente o professor tem um papel fundamental na sociedade, todo e qualquer tipo de manifestação a que homenageia o professor deve ser digna de aplausos. Espero que o blog continue postando conteúdos com essa relevância.
Att, Ana Paula. Samuel e Tatiana Baptista

Márcio Trovão disse...

Parabéns pelo blog, gostei muito. Atualmente estou cursando Educação Musical e buscando conhecer melhor a realidade de ser Professor. Abraços!

Uelqson Cruz Honorato disse...

Olha galera esse site incrível que ajuda os alunos nas atividades acadêmicas , vale a pena conferir www.studybay.com
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Eu estou muito feliz por ter encontrado este site www.studybay.com

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Convido a visitar o meu blog com discussões atuais sobre Educação e cidadania.
oheudes.blogspot.com

Atividades Educativas Grátis disse...

Excelente postagem parabéns!

Unknown disse...

Olá, Gládis! Acompanho o blog, pois sou professora e criei uma startup educacional, edutech, que utiliza mecanismos de inteligência artificial para otimizar e organizar os estudos par ao ENEM, OAB e Concursos Públicos. Por ter relação com os temas abordados no Blog, sugiro a seguinte pauta e fico à disposição para conversarmos:
NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR: STARTUP RIBEIRÃOPRETANA PROMETE MELHORAR OS ESTUDOS COM AJUDA DE MECANISMOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A EDTECH FOI CONVIDADA A APRESENTAR SUAS INOVAÇÕES NO 5º CONGRESO INTERNACIONAL DE INNOVACIÓN EDUCACTIVA DEL TECNOLÓGICO DE MONTERREY (MÉXICO)

Foca na Vaga é uma startup ribeirãopretana, lançada em outubro de 2017, que utiliza mecanismos de inteligência artificial para organizar e otimizar o estudo para o ENEM, OAB e Concursos Públicos.
Renata Machado Paiva, natural de Uberaba/MG, residindo em Ribeirão Preto/SP, 31 anos, advogada e professora de Direito, é a idealizadora e criadora da plataforma Foca na Vaga. Unindo a experiência de mais de 10 anos em ensino superior e anos na docência, Renata percebeu a necessidade de oferecer um sistema adaptativo, que pudesse oferecer tudo num só lugar, materiais, questões, simulados, estatísticas além de mecanismos capazes de acompanhar e orientar o aluno.
Em novembro de 2018, Renata recebeu o convite do Comitê Organizador do 5º CONGRESO INTERNACIONAL DE INNOVACIÓN EDUCACTIVA DEL TECNOLÓGICO DE MONTERREY (MÉXICO) para apresentar as inovações da plataforma no congresso e visa fechar parcerias e transferir a tecnologia para a américa latina.
As principais inovações trazidas pela Plataforma Foca na Vaga são:
– Curso personalizável: o usuário pode escolher até 2 cursos, com base neles, pode incluir ou excluir, total ou parcialmente alguma matéria ou assunto, personalizando a grande de estudo de acordo com a sua necessidade.
– Ciclo de Estudos: a plataforma cria a grade de estudos, oferece materiais em diversos formatos, questões, estatísticas e sugere um ciclo de estudos automático utilizando a técnica de produtividade pomodoro, a cada 1 hora efetiva de estudo em determinada matéria, a plataforma sugere outra, evitando o comodismo do estudante e a autossabotagem.
– Revisão programada: a plataforma identifica as questões que o usuário errou e as reapresenta em forma de revisão para que possa resolvê-las novamente, além de buscar no banco de questões, exercícios semelhantes para que o aluno possa exercitar o que está apresentando déficit.

Renata Machado Paiva
www.focanavaga.com.br
renata@focanavaga.com.br

Lorena disse...

Com certeza absoluta vou indica esse post para os alunos do colegio objetivo zona norte SP outra perspectiva, bacana demais o conteudo, parabens!

Wagner Morais disse...

Entrem nesse link do meu blog, e vcs irão ver um post sobre o problema da educação no século XXI: https://pedagogowagner.wagnermorais.net/2019/09/evidentimente-antonio-novoa.html

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