03/04/2014

O uso da tecnologia para alunos em sala de aula


A atmosfera das salas de aula sofreu grandes mudanças nas últimas décadas e uma delas foi provocada pela grande oferta tecnológica e o acesso dessa tecnologia pelos alunos. Por isso a busca por materiais ricos em informação e que prendam a atenção dos alunos é sempre pauta na conversa de professores que buscam trazer para sala de aula ferramentas que ofereçam interação e despertem interesse por parte deles. A vasta oferta de games, filmes, apps e todos os aparelhos com alta tecnologia colocam muitas vezes uma barreira para atividades em sala de aula, quando o professor busca prender a atenção dos estudantes. O que acontece é que o uso desses aparelhos se bem direcionados pode resolver essa lacuna, é que há inúmeras formas de passar conhecimento através de jogos e materiais destinados para o uso em sala de aula ou em atividades complementares.
Algumas matérias escolares ganham mais força com a apresentação de filmes e documentários que informem detalhadamente as particularidades e características, como por exemplo ciências ou biologia. O que antes eram só gravuras em livros ganham vida em vídeos em 3D e jogos que facilitam o entendimento dos alunos, sendo possível esclarecer vários temas como boa alimentação, funcionamentos dos órgãos, nutrição, prevenção de doenças, etc.
Vídeos institucionais ou de campanhas também têm ótimos resultados, como sobre o impacto da poluição atmosférica na saúde e na vida das pessoas, feito pelo Ministério Público do Mato Grosso, o vídeo-aleta “Você já pensou na nossa atmosfera hoje?”.
Estudos mostram que alunos que têm oportunidade de acesso a esse materiais demostram mais entusiasmo durante as aulas e interagem com mais frequência. Por outro lado, os professores também buscam estarem bem mais ligados a essas ferramentas para transmitirem para os alunos de forma clara e consciente e ao mesmo tempo não deixam de aprofundar cada matéria através dos estudos de conhecidos autores e sua obras.
O desenvolvimento de softwares para uso em sala de aula deve sempre ser monitorado pelos docentes e escolhidos conforme à faixa etária de cada classe. Não há como negar que esse implemento em sala deve ser explorado com intuito de acrescentar valores aos assuntos dados e discutidos em sala, sem perder o foco na correta informação e estudo.
Um ganho excessivo na forma do ensino relacionado com tecnologia foram as línguas estrangeiras. Com recursos de áudio, vídeo e jogos interativos, o estudante convive mais com outros idiomas através das várias possibilidades de estudo, como os audiobooks que chegaram para ficar.
E você, que tipo de tecnologia utiliza em sala de aula?

Por Roberta Clarissa Leite

3 comentários:

automacao email marketing disse...

Muito bom !

Unknown disse...

O uso da tecnologia é de grande necessidade, por isso uso este blog como ferramenta para o grupo de alunos expor suas opiniões... Visite-nos... Parabéns pelo blog Gládis..

comprar curtidas no Instagram disse...

Excelente post