02/07/2014

Como melhorar a fluência em um novo idioma

A busca pela fluência em um idioma requer um exercício contínuo que une gramática, leitura, escuta e fala. Nem sempre o equilíbrio em todas esses quesitos é fácil, mas com um pouco de dedicação e organização é possível colocar em dia essa prática.
Se você busca um curso de línguas estrangeiras saiba que o seu interesse pessoal em aprender a nova língua será definitivo para um bom resultado. Busque materiais que você possa interagir com exercícios que unam vários tópicos em um só. Os audiobooks são excelentes para treinar o listening, melhorar a pronúncia e geralmente no fim do livro, há exercícios de gramática ligados ao enredo da estória do audiobook.
Quem tem a oportunidade de fazer um intercâmbio tem exatamente o diferencial de estar em contato a maior parte do tempo com o outro idioma, no local onde é a língua oficial. Por isso é tão importante compensar essa proximidade quando não é possível ainda investir em um curso de línguas no exterior.
Caso seja seu sonho incluir essa experiência em seu currículo, saiba que é possível planejar com meses de antecedência e pagar o curso parcelado de embarcar. Algumas cidades não tão procuradas como são as requisitadas Londres e Cambridge no Reino Unido, podem fazer uma grande diferença no preço, países como Nova Zelândia e Austrália entram no roll de boas chances de conseguir um preço não tão alto quanto os clássicos destinos ingleses, então pesquise.
O computador hoje pode desempenhar o papel de cúmplice no aprendizado. Apenas se faz necessário saber escolher as ferramentas, é um aliado quando o problema é falta de tempo, em qualquer lugar é possível ligar um notebook e estudar um lição, escutar um áudio ou treinar algum diferente exercício.
Há muitos sites com dicas de lições, exercícios online e textos acompanhados com áudio. Blogs de notícias e canais com reportagens também ajudam. A velha companheira de quem estuda idioma - a música, esta nunca sai de moda, além de relaxar, ajuda na melhoria da pronúncia e as frases prontas são úteis para uma comunicação fluente. Outra maneira popular são as amizades em redes sociais, trocar mensagens e se comunicar o máximo possível.
Outras línguas como espanhol, mandarim, alemão ganham muitos novos estudantes, porém o inglês ainda é uma grande ajuda em vários países ao redor do globo e um idioma muito usado no turismo e em negociações entre diferentes países, por isso representa um update no currículo de quem aprende.

Quais ferramentas ajudam você a melhorar seu inglês?

Por Roberta Clarissa Leite

2 comentários:

Emy disse...

Amigos, o Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há 10 anos no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral, tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais. Atua em todos os níveis de educação: Ensino Básico, Curso Técnico, Ensino Superior, Cursos de Idiomas e Profissionalizantes.
Faça sua inscrição, coloque o CÓDIGO DO CONSULTOR A2810129 e indique para seus amigos fazerem também!!!
Inscrição no site: www.educamaisbrasil.com.br
Boa sorte!!

Anônimo disse...

Poderiam postar o link do (s) site (s) que tem os audiobooks ou exercícios com áudios, para estudar o idioma?