23/01/2006

Aulas de inglês

Adicione a Enciclopédia Encarta aos contatos do Messenger : encarta@conversagent.com


A Enciclopédia Encarta responderá on line a várias perguntas e ainda mostra gravuras e mapas. É possível também sugerir informações adicionais aos textos.


Veja esse exemplo:

Who was Pablo Picasso?

Pablo Ruiz y Picasso (1881-1973), Spanish painter, who is widely acknowledged to be the most important artist of the 20th century. A long-lived and...

19/01/2006

Portais educacionais

http://www.escolabr.com/
inclusão digital nas escola públicas, software livre, inclusão digital

http://www.poie.com.br/
Portal Aberto de Informática em educação e Tecnologia da informação e comunicação

17/01/2006

Agregador de blogs

http://www.bloglines.com
" O bloglines agrega qualquer conteúdo disponívl em rss\atom, inclusive podcasts e sites de notícias.Disponibiliza, tb, um blog bastante interessante." dica da Su

16/01/2006

Conversores

http://www.webcalc.com.br

O site WebCalk diponibilza diversos conversores que podem ser usados nas aulas de Matemática, Ciências, Geografia, etc...

O mundo, visto do espaço

Site de busca Google publica, em versão experimental, um mapa interativo do mundo feito com imagens de satélite.Saiba mais...
A matéria é de julho de 2005 , mas vale a leitura. Dicas para aulas de Geografia.

15/01/2006

Programas educacionais grátis

BigCryple
Divertido jogo de matemática em algarismos são substituídos por símbolos nos cálculos. Não requer instalação, apenas descompacte (arquivo zip, 186kb).


Régua e Compasso
ReC é um programa que simula construções usando régua e compasso. Permite estudar várias propriedades geométricas. A versão em java detecta automaticamente as configurações de linguagem de seu micro. Para Linux, Windows, Solaris, etc. Outra opção é o
GeoGebra.

Balloon Car Builder
Programa que simula a construção de um carrinho feito com sucata e movido a ar (balão). Bom para séries iniciais e Física (Leis do Movimento). Não requer instalação, apenas descompacte (arquivo zip, 1,28Mb).
Veja outras atividades interessantes.

Nombrexe
Jogo com várias opções de níveis e operações matemáticas (tabuada, cálculos mentais...). Pode-se escolher números naturais, racionais, relativos etc. (371kb)


CMap
Crie Mapas Conceituais. Programa Multiplataforma (Windows, Solaris, Linux, Mac). Confira tutorial
Edutools (noções básicas) ou em "Construindo Mapas". Também: ajuda em português (copie-o aqui). Saiba mais (teoria).

Drawing For Children
Programa para desenhar. Há quem o considere melhor que o paint. O autor também oferece outros programas bem interessantes.
Saiba mais.

Carbópolis A proposta desse programa de Química (Meio Ambiente) é bem interessante e faz parte de um projeto maior que está em andamento. Confira.

Massas Molares
O programa Molecular Weight Calculator calcula massas molares; converte quantidade de matéria para massa, volume, etc. Já está disponível a versão internacional (vários idiomas).

Isoptikon
Programa criado por
Paris Pamfilos para trabalhar geometria. Semelhante ao Cabri.

Eco-Lógico
Idéia interessante para trabalhar meio-ambiente nas escolas. Aproveite para visitar também a página da
professora Giraffa e saber mais sobre o que está por trás deste programa.

Scite
Sítio que visa dar apoio ao estudo de ciências, tanto para o professor quanto para o estudante. O objetivo é produzir e/ou fornecer tudo aquilo que puder de alguma forma contribuir para o trabalho do ensino de ciências: textos, sugestões de experiências, programas, dicas de leituras e muito mais.


Soft Ciências
Sítio onde se pode encontrar diversos programas de ciências e idéias a trabalhar com planilha (Excel).


IronHead
Jogo que explora operações aritméticas. Dizem que foi criado por um instrutor de matemática de 15 anos.


Peanut Software
Diversos programas para matemática (gráficos, matrizes, etc..) e que podem se aplicados em outras disciplinas. O winplot já está em português. Um programa similar é o
Graph, criado por um engenheiro dinamarquês (programa livre). Também há versão equivalente para Linux.


Quiminet (Esp)
Diversos programas para química. Somente alguns são gratuitos.



fonte: http://geocities.yahoo.com.br/ntegti/

14/01/2006

DICAS PARA BLOGS

http://bloguesmariahs.no.sapo.pt/
alguns comandos básicos

http://ntesl.zip.net
Blog de dicas

O ASUNTO É : ECOLOGIA


Projeto Tom da Amazônia

Tom da Amazônia é um projeto de educação ambiental e musical .O foco principal é a Amazônia: o projeto aborda aspectos sócio-ambientais deste ecossistema, dando ênfase ao desenvolvimento sustentável e à cultura indígena da região.

Projeto Tom da Mata

Tom Jobim, que sempre cantou a natureza, é sinônimo de preservação do patrimônio ecológico e cultural do país. Suas músicas inspiraram o Tom da Mata, um amplo projeto de educação que visa a valorização da cidadania e a conscientização ambiental.

Projeto Tom do Pantanal

Usando a água como fio condutor, o projeto aborda aspectos sócios-ambientais como a flora, a fauna, a pesca, a cultura regional e o ecoturismo. O Tom do Pantanal dá ênfase às ações educativas já existentes na região e também alerta para as principais agressões ao meio ambiente, sugerindo medidas que podem reduzir seus efeitos e contribuir para a preservação desse ecossistema.

imagem em: http://www.tomdopantanal.org.br/sobre_projeto/